ANO XVI

ANO XVI - Dezesseis anos informando sobre o mundo do trabalho

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Entrevista para o Jornal da Cultura, em matéria sobre capacitação profissional

Busca pelo 1º emprego - Reportagem do programa MANOS E MINAS da TV Cultura

Na última quarta-feira fui entrevistado pelo programa MANOS E MINAS da TV Cultura, sobre a dificuldade do jovem na busca pelo primeiro emprego.

Veja abaixo a descrição deste interessante programa, e assistam toda quarta-feira, 19h:


Manos e Minas, é apresentado pelo happer Rappin’Hood e mostra o universo do jovem da periferia e sua diversidade cultural nos segmentos do esporte, comportamento, música, dança, artes plásticas, cinema e literatura. O programa ainda acompanha a produção atual e resgata histórias da cultura negra brasileira e internacional.

O programa é gravado no Teatro Franco Zampari, em São Paulo, e conta com a participação da platéia para discutir as reportagens que são exibidas em um telão. O conteúdo das matérias mescla notícias da mídia, lançamentos, agenda, revelações no meio artístico e perfil de artistas. Além de assuntos referentes à produção cultural da periferia, as reportagens também trazem temas relacionados ao esporte, trabalho e questões sociais.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

GESTÃO DE MARKETING PARA CONSULTÓRIOS

Atenção Senhores Médicos, Odontologistas, Fonoaudiólogos, Terapeutas e demais profissionais:

No próximo dia 31 de maio, em Curitiba, acontecerá um curso de gestão de marketing para consultórios.

O curso será ministrado pela Fonoaudióloga Empresarial e Consultora Lenia Luz e pelo Consultor em Marketing, Marcio T. Aurélio.

Informações: 041 7814-4699 e secretariaexecutiva@marciotadeu.net

terça-feira, 20 de maio de 2008

PRIMEIRO EMPREGO

Sempre que vou dar uma palestra para jovens ou quando os atendo no CAT, surge uma pergunta: "Se não tenho experiência, como vou conseguir trabalho ?"

Claro que existe ofertas de trabalho para jovens que estão iniciando sua vida profissional, mas a questão de ter experiência profissional é um impedimento para muitos jovens, talvez para a maioria.

Sendo assim, o que fazer para superar a falta de experiência? O que colocar no currículo?

Em primeiro lugar, o candidato tem que mostar interesse, tem que ter atitude. Tem que mostrar ao empregador, ao entrevistador que quer o emprego.

Deve ser colocado no currículo todos os conhecimentos que o candidato possui e que podem ser utilizados na atividade profissional. Por exemplo, colocar o conhecimento que tem de informática, elaboração de planilhas, etc.

É importante colocar também, qualquer atividade que tenha exercido como "bico" e que muitos não colocam por achar que não será levado em consideração.

Iniciar uma atividade voluntária é um bom caminho para ganhar a experiência. Se, por exemplo, o candidato deseja trabalhar na área administrativa, ele pode começar a fazer trabalho voluntário em uma ONG na área administrativa, no escritório, etc.

O que não se pode fazer é ficar parado esperando a oportunidade "cair no colo".

O candidato ao primeiro emprego, pode também buscar oportunidades em setores que normalmente empregam pessoas sem experiência, como telemarketing, vendas... Mesmo que não seja o emprego dos sonhos, é importante para que o candidato comece a viver um ambiente profissional, dentro de uma corporação. Nunca se deve recusar um trabalho. O importante é começar....

Muito boa sorte!