domingo, 20 de junho de 2010

Mercado de Trabalho nos Dias de Hoje

O mercado de trabalho no Brasil passa hoje por transformações muito importantes e esse é um período de muitas contradições. A partir da segunda metade da década de 90, as bases para a estabilidade econômica foram fincadas. O resultado disso permitiu que hoje a atividade econômica seja crescente e conseqüentemente uma maior oferta de oportunidade de empregos, tanto nos setores tradicionais quanto em novas atividades. Todavia, o crescimento do mercado de trabalho esbarra ainda na qualidade da mão de obra. Os anos de planos econômicos fracassados levaram a um atraso educacional e social muito grande e que hoje, também são refletidos na emancipação da sociedade e principalmente no mercado de trabalho.
Ficamos então, com um grande problema: como preparar em um curtíssimo espaço de tempo uma massa de trabalhadores com pouca escolaridade e qualificação profissional, para assumir vagas de trabalho que exigem novos conhecimentos? Isso é muito difícil, mas não impossível. Basta vontade por parte de nossos governos de realmente investir pesado (e corretamente) em educação básica e técnica. De que adianta investir, como se faz hoje, em acesso à universidade, se a grande maioria tem qualidade duvidosa e forma maus profissionais. Tenho certeza que um bom ensino técnico é muito melhor para o país e para os profissionais, que hoje em dia conseguem um ganho salarial de melhor qualidade em relação aos profissionais de nível superior (quando estes conseguem emprego).
E é claro, não vamos nos esquecer da vontade e empenho de cada um em atualizar-se e buscar os novos conhecimentos para conquistar o seu espaço no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário