ANO XVI

ANO XVI - Dezesseis anos informando sobre o mundo do trabalho

domingo, 19 de maio de 2013

EMPREENDEDORISMO – Investimento em Franquias












Em um artigo sobre empreendedorismo que postei aqui em novembro de 2010 ( ver em: http://blogdonelsonsp.blogspot.com.br/2010/11/ser-um-empreendedor.html ), comentei sobre as características de um empreendedor, sobre vocação e oportunidade. Muitas vezes essa “oportunidade” acontece quando a pessoa perde seu emprego e decide investir sua indenização e demais economias em um negócio próprio. Esse tipo de investidor precisa se cercar de cuidados adicionais. O investidor, o empreendedor nato, já está, a princípio, familiarizado com o “negócio próprio” e já sabe os cuidados que deve ter para abrir o seu empreendimento. Porém, o investidor novato, muitas vezes, se entusiasma em ser o próprio patrão e esquece que empreender não é fácil nem simples. Tendo o pé no chão e cercando-se de todos os cuidados básicos e com informações necessárias, pode investir com mais qualidade e segurança.
No setor de franquias é um bom modo de começar. Há franquias de todos os tamanhos que podem se adequar ao poder de investimento do empreendedor. Além disso, é uma maneira de realizar o empreendimento que vem crescendo rápida e constantemente no Brasil. É hoje um modelo bem estruturado, com boas ofertas e que vale a pena ter a atenção do empreendedor. As empresas franqueadoras hoje estão mais profissionalizadas e oferecem maior segurança e apoio ao franqueados (todavia, pesquise bem antes de investir). O franqueado deve ter em mente também, que deve ter um capital de giro suficiente para lhe dar o fôlego necessário até que o seu negócio se estabilize (em média 4 anos para se fixar plenamente).
Uma situação que ajuda no crescimento do setor de franquias é o crescimento do número de “Shopping Centers” pelo país, principalmente fora dos grandes centros e áreas metropolitanas. Entre 50% e 70% das lojas em shoppings são franquias. A tendência é que mais shoppings abram pelo interior e consequentemente mais franquias. Para quem deseja empreender, sugiro atenção nesse modelo e principalmente nos shoppings que estão surgindo no interior, que apresentam eventualmente menores custos de operação e boas possibilidades de crescimento.
Eu não sou especialista no assunto, mas quem quiser obter informações sobre este modelo de negócio podem (e devem) fazer contato com um especialista. A consultoria Aurélio&Luz oferece todo o apoio para quem deseja obter uma franquia e também para aquela empresa que deseja  franquear sua marca. (Vou deixar um link de contato)
visite: 
http://www.aurelioluz.com.br/site/

Por: Nelson Miguel Junior